Projeto de Alimentação saudável para Educação infantil​

Na escola trabalhamos diversos assuntos, e especialmente na Educação infantil é importante que haja um trabalho conjunto entre educadores e familiares para incluir na rotina das crianças uma percepção positiva do mundo, voltada tanto para princípios quanto para hábitos.

É nesse sentido que colocar em prática um Projeto de Alimentação saudável com as crianças se torna fundamental. Reconhecendo essa necessidade, trouxemos abaixo algumas sugestões de como montá-lo e também atividades prontas para usar. Confira:

Qual a importância de um Projeto sobre Alimentação saudável na Educação infantil?

Antes de tudo, podemos começar refletindo acerca da importância desse projeto. Para tanto, é necessário considerar que as gerações mais novas estão vivenciando um mundo ainda mais imediatistas, onde comidas prontas e fast foods se tornam acessíveis.

Diante disso, o projeto tem como principal foco ensinar aos alunos o que é uma alimentação saudável, dando a eles opções de comida e os ajudando a identificar aquilo que faz bem para o corpo, mesmo que em alguns momentos alimentos saudáveis também possam se tornar parte do cardápio.

Essa mudança de hábito acontece justamente por meio da conscientização, o que vai ao menos convencê-los em primeiro momento a experimentar coisas novas, focando em sua própria saúde e bem-estar.

Como colocar o Projeto em prática?

Para que esse projeto de fato aconteça conforme o esperado, é importante que aposte na continuidade. Ou seja, trabalhando mais de uma atividade em diferentes momentos, para que assim a recorrência possa nos ajudar no sucesso da ideia.

Além das atividades impressas que podem ser aplicadas no momento em questão, as quais você irá conferir mais abaixo, é possível idealizar exercícios práticos e lúdicos como os seguintes:

  • Teatro de fantoches com situação voltada para o tema;
  • Jogo da memória;
  • Piquenique coletivo onde cada aluno leva um prato saudável;
  • Cultivo de alimentos.

E é claro, essas são apenas algumas das sugestões, mas você pode ter outras ideias igualmente criativas para incluir.

Atividades sobre Alimentação saudável

1. O primeiro ponto a ser trabalhado é a identificação dos alimentos saudáveis, já que com isso será possível selecionar a montagem de pratos balanceados.

2. Focar na ludicidade é muito importante com relação a educação infantil, e justamente por isso trouxemos a atividade abaixo para colorir.

3. Essa é outra atividade sobre alimentação saudável para colorir, e dessa vez conhecimentos matemáticos devem ser aplicados, trabalhando a interdisciplinaridade.

4. Separar a classe dos alimentos também é algo a ser visto. Nesse caso, a atividade propõe a identificação de frutas e vegetais.

5. Como durante a educação infantil está acontecendo o processo de alfabetização, é interessante que encontre meios de incentivar a escrita dentro das atividades de alimentação saudável.

6. Olha só essa ideia com receita! Além da atividade em si ser interessante, pode motivar os alunos a tentarem reproduzir o preparo da salada de frutas.

7. Outra forma de mostrar que conhece os alimentos é por meio da identificação de suas cores. Ao final, a mesma atividade ainda pode ser colorida.

8. Lembra que citamos o estímulo a escrita? Isso também ocorre na atividade a seguir, onde cada aluno terá suas próprias respostas, podendo compartilhá-las depois com a turma.

9. Dessa vez, o objeto proposto na atividade é o de leitura e reconhecimento dos nomes de cada legume trazido nas imagens.

10. Essa é uma atividade bem similar com a última, mas agora o foco fica especialmente por conta das frutas.

11. Que tal aliar esse projeto de alimentação saudável com a prática de leitura e interpretação? A partir dessa atividade textual, isso se torna possível.

12. Já nesse caso temos um exercício de corte e colagem. Para isso, envie a atividade para casa ou peça para que os alunos levem para a aula revistas de mercados, por exemplo.

13. Saber identificar o que é ou não saudável não é algo tão simples, e por conta disso evidenciamos a necessidade de trazer constantemente atividades como essa.

14. Os alunos ainda podem verificar como os alimentos saudáveis nos fazem bem em todos os detalhes. incluindo a saúde dos dentes.

15. Finalizamos com essa atividade mais livre, onde cada aluno pode ser sincero ao desenhar. Essa é uma boa ideia para que reflitam sobre os hábitos que estão tendo.