Atividades sobre Migração sazonal
As migrações sazonais são feitas de acordo com as estações do ano. Os agricultores ou trabalhadores rurais migram de um lugar para o outro com a intenção de dar continuidade às suas colheitas. A principal razão das migrações sazonais é o clima, que influencia no desenvolvimento da plantação.
As migrações de animais com o objetivo de sobrevivência às diferentes condições climáticas também são consideradas migrações sazonais.
A migração sazonal é considerada um tipo de migração temporária, isto é, quando uma pessoa sai de seu local de origem por tempo determinado, geralmente com determinado objetivo, e depois retorna. Pode ser chamada também de transumância.
Exemplos de migração sazonal
Trabalhadores agrícolas fazem esse movimento o tempo inteiro, por viverem em função das safras dos produtos rurais.
Na Holanda, por exemplo, os trabalhadores costumam movimentar-se do Nordeste para o Sul do país, a fim de continuarem sua produção.
No nordeste brasileiro, principalmente no sertão, esse movimento também costuma ser comum, para reforçar a mão de obra no corte de cana da Zona da Mata.
Não raramente, são pessoas que passam muito tempo longe de suas casas, deixando mulher e filhos, em busca de melhores condições de vida.
Por que acontecem as migrações?
Normalmente, as pessoas decidem sair de seus locais de origem em busca de melhores condições de vida, seja por razões econômicas, sociais ou culturais. Elas existem desde o início das civilizações, sempre com foco na sobrevivência do homem.
Com o processo de globalização, essas migrações alcançam deslocamentos ainda maiores.
Emigrante ou imigrante?
Quando as pessoas saem de seu local de origem, são chamadas de emigrante. Ao chegar no destino, passam a ser consideradas imigrantes.
Atividades prontas
Na área de Humanidades em vestibulares, é muito comum que apareça questões associadas a processos migratórios, então separamos algumas delas para que possa aprender mais sobre ou até mesmo revisar o conhecimento.
Essas questões objetivas demandam mais atenção ao interpretar ao que se pede, já que somente uma resposta está correta.
Também trouxemos questões subjetivas para a escrita mais livre das respostas conforme o que se pede, sendo uma boa ideia para revisitar o que foi aprendido.