Atividades de Produção de texto para 5º Ano
Por volta dos 10 anos de idade as crianças estão no 5º ano, um período onde conhecimentos anteriormente trabalhados precisam ser reforçados, abrangente com mais atenção a prática dos mesmos, como ocorre com a escrita.
Nesse sentido podemos entender sobre a importância da produção textual, assunto que de alguma maneira sempre fará parte do cotidiano, principalmente ao longo da trajetória de estudos. Assim, confira abaixo Atividades de Produção de texto para 5º Ano já prontas, olha só:
Como trabalhar Produção de texto no 5º ano?
Ao longo dessa fase, é comum que atividades como a leitura e a escrita já estejam bem desenvolvidas. Assim, a melhor maneira de começar a trabalhar produção de texto com os alunos é com hábitos que também envolvem a leitura.
Isso porque é dessa maneira que vão poder entender melhor sobre formatos de textos, palavras e significados, sentido textual e outros aspectos muito importantes para que a disciplina seja trabalhada de forma correta.
Uma dica nesse sentido é propor leituras para a turma e posteriormente pedir para que cada um faça um texto com base no que foi lido. Com isso, ao mesmo tempo poderão demonstrar conhecimentos amplos que naturalmente se associam.
Além disso, tarefas lúdicas também são uma ótima possibilidade. Nisso, incluimos atividades práticas para que se faça texto com palavras sorteadas ou para que uma mesma história seja continuada por toda a turma.
É também durante essa fase que deve se citar alguns dos principais formatos textuais, como produções expositivas, dissertativas, narrativas e tantas outras.
Veja Também: Atividades de Produção de Texto para 4º ano
Atividades de Produção de Texto para 5º ano
1. Dar um suporte para a criatividade é um bom passo ao longo dessa fase. No mesmo ano, eles podem adquirir uma autonomia maior para produzirem texto inteiramente seus.
2. Nesse caso uma cena curiosa foi colocada, fazendo com que a criatividade precise realmente ser colocada em prática para dar um desfecho a ela.
3. A produção de texto também é uma maneira interessante de tratar de temas importantes no nosso cotidiano. Com isso, é possível criar uma maior conscientização ao mesmo tempo em que se estimula a escrita.
4. Aliás, por falar em cotidiano, as experiências individuais dos alunos também devem ser valorizadas. Por isso, nada melhor que os estimular através da escrita de situações que vivenciam.
5. Em uma atividade como essa, o trabalho é completo, pois inclui tanto a interpretação quanto a produção textual. Assim, ainda é possível verificar onde há mais dificuldade.
6. Essa é uma tirinha sem falas, mas é claro que a linguagem não verbal também é importante e pode ser interpretada. Aliás, pode aproveitar o modelo para reforçar essa informação.
7. Essa é outra opção diferente sobre experiências, mas é claro que a criatividade também pode ser usada para tornar a escrita mais interessante.
8. As atividades podem ser feitas tanto em sala quanto em casa, mas a escola é a melhor opção para verificar dificuldades e tirar dúvidas da turma de forma conjunta.
9. Uma história já iniciada precisa seguir, demonstrando ainda a importância de adequação da escrita com o tema proposto para que não fuja dele.
10. Outros formatos de textos são trabalhos nesse período e podem passar a ser produzidos, incluindo os mais pessoais como o diário.