Atividades de Produção de Texto para 2º ano

O Ensino fundamental é um período muito importante para a formação dos alunos, e justamente por essa razão é quando assuntos que serão vistos por toda a vida merecem ser reforçados nesse momento, sobretudo com a prática de atividades.

Sabendo disso, reunimos abaixo modelos prontos para imprimir de Atividades de Produção de Texto para 2º ano, incluindo ainda dicas para que trabalhe o tema em sala de aula. Confira:

Como trabalhar Produção de texto no 2º ano?

Considerando essa fase, onde os alunos tendem a ter em média 8 anos de idade, é interessante mostrar que a criatividade deles está sendo valorizada, mas também guiar o processo de aprendizagem com certa proximidade.

Por conta disso, passar atividades regularmente é uma ótima sugestão, tanto para que sejam resolvidas em sala de aula quanto em casa. O importante é estar de olho em possíveis dificuldades para saber onde é preciso focar melhor, seja de modo individual ou com toda a turma.

Outra dica bem legal é iniciar o trabalho de produção de texto a partir da oralidade, incentivando a fala e comunicação como consequência, além de mostrar que há diversas formas possíveis de utilizar a linguagem.

Com isso, pode fazer jogos com a turma onde todos devem formar um círculo. De acordo com a ordem feita, uma mesma história deve seguir com a fala de cada aluno, usando de sua criatividade como forma de inovar no rumo do texto oral.

Veja Também: Atividades de Produção de texto para 3º Ano

Atividades de Produção de Texto para 2º ano

Para começar, os textos podem possuir temáticas mais simples, inclusive como o cotidiano nos próprios alunos.

Nesse caso, será preciso aliar a linguagem verbal com a não verbal, dois elementos muito importantes para a produção e interpretação de textos.

O mesmo acontece nesse caso, onde a história deve ser interpretada para que apenas depois se passe para a etapa de escrita.

E é claro, vale ressaltar ainda a importância da criatividade! Afinal, essa é uma forma bem legal de incentivar a escrita.

Para incentivar a criatividade, é possível inserir alguns detalhes que baseiam o texto e incentivam os alunos a pensarem sobre como escrever.

A história já foi iniciada e segue o que está presente na imagem, mas poderemos ver como cada aluno vai imaginar algo diferente para dar continuidade ao texto.

Já nesse caso, a escrita é mais livre, bastando ser baseada no ambiente da imagem. Ainda assim, é possível usar a criatividade de maneiras bem diferentes enquanto exercita a escrita.

A partir da imagem e do início do texto, a tarefa é dar continuidade deixando a imaginação fluir.

A cada imagem, podemos ver como dar continuidade a história, seguindo com passos imaginados a cada cena.

Já nesse caso, a produção textual é ainda mais livre. Mas o detalhe mais interessante é que propomos um novo formato de texto, o poema.

Atividades como essa são ótimas para as primeiras aulas de produção de texto, já que na verdade apenas entende a que nível está a turma para depois abranger o assunto.

Histórias já conhecidas como essa podem ser conhecidas de diversas maneiras, fazendo com que todos possam se interessam em fazer a atividade.

Uma opção interessante é que após produzirem os textos, os alunos possam compartilhar suas ideias entre si.

Com a interação entre a turma, será possível ver como a produção de texto baseada em uma mesma cena pode ser diferente de acordo com cada pessoa.

Essas atividades podem ser feitas tanto em sala de aula quanto enviadas para casa, o importante é exercitar!