21 Atividades de Artes para 2º ano
A disciplina de Artes é muito importante por capacitar os alunos a adquirirem e exercitarem habilidades previamente estabelecidas pela BNCC, como é o caso de conhecer diferentes expressões artísticas, trabalhar noção de espaço e movimento.
Isso pode ser iniciado ainda nos primeiros anos da educação formal, ganhando força a partir do Ensino Fundamental, quando são feitos exercícios como os de corte e colagem. Para tornar esses aspectos bem trabalhados em sala de aula, confira a seguir diversas Atividades de Artes para 2º ano:
O que trabalhar em Artes com o 2º Ano?
A faixa etária das crianças que estão no 2º ano do Ensino Fundamental é de cerca de 8 anos de idade, e nesse momento é preciso trabalhar ainda aspectos iniciais da arte ressaltados pela BNCC, como a noção das diferentes expressões artísticas para que cada aluno possa, inclusive, identificar aquilo para o que tem maior aptidão.
Além disso, são trabalhos ainda conceitos básicos das artes como identificação de cores, criação de artes visuais tanto individualmente quanto em grupo, reconhecimento de formas e trabalhos com texturas, que são possibilitados principalmente pelas ações de corte e colagem.
Ainda nesse sentido, vale ressaltar que é nesse momento que as crianças passam a conhecer e identificar as formas geométricas junto a conceitos fundamentais como o de simetria.
Como trabalhar Arte de forma Lúdica?
Considerando que os alunos tendem a desenvolver melhor as habilidades enquanto se divertem nesse momento, é interessante pensar em formas lúdicas de propor atividades diferentes e ensinar na disciplina de Artes.
Levando isso em consideração, algumas sugestões que tendem a funcionar bem, são as seguintes:
- Atividades livres para colorir;
- Jogos (desafios de modo geral);
- Identificação de itens e situações do dia a dia;
- Apresentações artísticas (de acordo com aquilo que cada criança tem maior aptidão);
- Formação de grupos para criação de artes colaborativas;
- Interpretação de imagens e músicas;
- Experiências com cores e colagens.
Atividades de Artes para 2º ano
1. As cores e as formas estão entre os fundamentos básicos para trabalharmos a Arte. No caso da atividade a seguir, ambos os conhecimentos se uniram para exercitar aquilo que os alunos já viram em sala de aula.
2. Juntamente com o conhecimento sobre as cores de modo mais geral, vem também a noção de grupos mais específico como as cores primárias.
3. Para corte e colagem, organizamos esse quebra-cabeça que se torna uma atividade lúdica, podendo até mesmo gerar uma brincadeira em duplas para trabalhar o senso de coletividade, aspecto especialmente estabelecido pela BNCC a ser cumprido no 2º ano.
4. Olhar para uma imagem e entender a forma ideal dela ser completada está ligado ao reconhecimento de formas, algo que é fundamental para se trabalhar a disciplina de Artes.
5. Já mencionamos a importância de conhecer as diferentes formas de expressão artística, e nessa atividade esse conhecimento é testado, fazendo com que seja o momento propício para retirar possíveis dúvidas.
6. Já esse é um exercício que pode ser enviado para casa, onde os alunos terão que buscam referências de nariz, olhos e boca para dar ao boneco. Mas é claro, os resultados devem ser compartilhados posteriormente em sala de aula.
7. As formas mais básicas são o triângulo, círculo e quadrado. No modelo a seguir, os alunos poderão usar a criatividade ao pensar em desenhos que remetam a cada um dos formatos citados.
8. Dessa vez, a ideia foi pensada para propor uma pintura guiada. Enquanto se divertem colorindo, os alunos também irão precisar prestar atenção em qual cor deve ser utilizada em cada espaço a partir dos números.
9. Já trouxemos uma atividade pensada a partir das cores primárias e essa é mais uma delas, onde terão que escrever o nome de cada uma a partir da análise do desenho.
10. O conceito de simetria é fundamental para as Artes visuais. Com uma base de quadradinhos, a intenção aqui é a de reproduzir a figura do caso da maneira mais próxima possível em seu outro lado.
11. O conhecimento das cores pode ser trabalhado de diferentes formas, como nesse caso onde acaba se tornando um desafio para realizar o percurso correto.
12. Uma forma interessante de trabalhar as cores é a partir de experiências, como nesse caso onde os alunos devem testar combinações para ver na prática em que resultam.
13. Colorir é sempre muito divertido, mas também pode ser uma oportunidade para aprender, como nesse caso onde cores primárias e secundárias guiam a atividade.
14. Atividades de corte e colagem, além de trabalharem a criatividade, exercitam a coordenação motora e habilidades de concentração. Além disso, ainda há um espaço pontilhado para conectar.
15. Esse exercício divertido também foi pensado para um momento de corte e colagem, podendo deixar a criatividade fluir de acordo com as cores e texturas pensadas.
16. Aliás, falando em texturas, até mesmo a de pelos pode ser criada. Para isso, a sugestão é usar algodão branco, além da possibilidade de pintá-lo.
17. A identificação dos elementos é importante para trabalhar a percepção visual. Então, propomos essa atividade onde é preciso identificar cada peixinho de acordo com sua sombra.
18. Além de reconhecer as cores enquanto são usadas, saber o nome delas também é importante no 2º ano, onde a alfabetização se torna um dos focos. Então, a ideia é preencher as palavras cruzadas com o nome das cores determinadas.
19. A partir das formas geométricas básicas, vemos diversos elementos que são desenhados a partir delas. Essa identificação é importante para que os alunos criem conexão entre o assunto e elementos da vida cotidiana.
20. Mais uma atividade para colorir onde a turma poderá deixar a imaginação fluir, mas deixando a especificação de uso de não incluir cores que não sejam primárias.
21. Como vimos, há muitas possíveis atividades para aplicar em sala de aula, podendo até mesmo criar um caderno de exercícios de artes para organizar por semestre.