Atividades de Matemática para 6º Ano
Durante o 6º ano do Ensino Fundamental II, as disciplinas já são desmembradas para que os professores consigam trabalhar melhor os conteúdos de forma organizada, focando nos principais assuntos indicados pela BNCC, que inclusive servirão como base para assuntos mais complexos nos anos seguintes.
Nesse sentido, uma das disciplinas que merecem maior atenção por conta da dificuldade de alguns alunos é a Matemática. A seguir, trouxemos sugestões de como trabalhar os assuntos em sala de aula e também atividades já prontas para incluir ao plano didático. Confira:
Quais são os assuntos de Matemática do 6º ano?
No 6º ano em Matemática, serão revistos assuntos como as operações básicas. Nesse sentido, é indicada uma revisão de adição, subtração, multiplicação e também divisão, reforçando conceitos importantes e fortalecendo a base do conhecimento.
Inclusive, trabalhar esses aspectos acaba sendo indicado para o primeiro bimestre, pois em seguida assuntos novos passarão a ser vistos e demandarão um bom conhecimento prévio das operações citadas. Assim, entre os novos temas a serem apresentadas para a turma, estão:
- Raiz quadrada;
- Porcentagem;
- Expressões númericas.
Mais recentemente, passou a ser indicado trabalhar Matemática financeira em sala de aula, o que tende a acontecer a partir do 6º para passar aos alunos uma noção básica de finanças, auxiliando na forma de lidar com o dinheiro.
Dicas para tornar as aulas mais interessantes
Apesar de que no 6º ano os alunos já estão quase saindo da infância para se tornarem pré-adolescentes, a ludicidade ainda é um principais meios para organizar aulas que se mostrem interessantes para eles, fazendo com que possam aprender enquanto se divertem.
Para isso, pode apostar em atividades para colorir, estabelecer relações entre o assunto e sua aplicação na vida cotidiana, ajudar na visualização de cálculos e ainda propor exercícios interdisciplinares, podendo associar a matemática com outras matérias.
Atividades de Matemática para 6º Ano
1. Começamos a nossa lista de atividades prontas de Matemática para aplicar juntamente ao 6º ano com esse modelos que traz problemas de raiz quadrada para serem resolvidos. Ao final da página, há ainda um espaço reservado para os cálculos.
2. Outro tema que passa a ser visto nesse momento é a porcentagem. Assim, é preciso trabalhar aspectos associados a proporcionalidade, o que é possibilitado por meio dessa atividade para colorir que trabalha o assunto com aspectos lúdicos.
3. Esse é outro exercício de porcentagem para o 6º ano, onde é preciso encontrar os resultados para conectá-los corretamente aos problemas. Uma sugestão é entregar junto com a atividade uma outra folha para os cálculos.
4. Para estimular um nível mais alto de rendimento a partir das aulas, uma sugestão é explorar questões mais complexas como as que são utilizadas em vestibulares. Nesse caso, o ideal é resolver em sala de aula para perceber possíveis dúvidas e responder a elas.
5. De modo geral, as situações problemas ajudam os alunos a visualizarem qual a questão. Isso ajuda a associar a matemática com situações do cotidiano e torna mais simples pensar no modo ideal de resolução.
6. É interessante que nesse momento seja proposta uma revisão para ajudar a fixar assuntos vistos nos anos anteriores, incluindo as operações básicas como é o caso da adição.
7. Além das questões mais objetivas, interpretar os dados que devem ser somados também é importante. Por isso, envolver a questão em casos reais, ajuda bastante na melhora da compreensão.
8. Diante disso, podemos unir a adição e a subtração em uma mesma atividade, por exemplo. Por sinal, isso acontece até com questões mais complexas como as que já estiveram presentes em vestibulares.
9. Com questões como essas, podemos explorar o assunto em meio a uma maior complexidade, se relacionando também com outros temas atualmente vistos pela turma.
10. Seguindo com os exercícios já prontos para imprimir e aplicar em sala de aula, temos esse de expressões numéricas, assunto que é visto inicialmente no 6º ano e tende a se tornar mais complexo conforme a passagem do tempo.
11. Para trabalhar a matemática financeira, por sua vez, pode trabalhar até mesmo a ludicidade. Nesse caso, os alunos precisarão calcular e encontrar a melhor forma para gastar R$100.
12. Já trouxemos atividades prontas de adição, mas dessa vez em especial, deve ser feita a soma com valores. Isso ajuda na relação com o dinheiro e faz com que possam entender de operações como o troco.
13. A organização de valores reais também ajuda, então nesse caso a ideia é fazer uma pesquisa sobre os preços de itens de mercado, organizando o que é possível levar de acordo com o orçamento.
14. Voltando a citar a importância de rever as operações básicas nesse momento, pode conferir atividades de multiplicação prontas para serem resolvidas, olha só:
15. Esses casos também são de multiplicação, mas o diferencial é que exigem interpretação da questão para chegar ao resultado desejado.
16. Outra operação básica a ser revisada é a da divisão. Na atividade a seguir, deve ligar o problema ao resultado correto.
17. Esse formato de divisão ajuda a visualizar os problemas de forma mais organizada, auxiliando na resposta das questões.