Atividades com a Letra C
Ao longo do processo de alfabetização, é fundamental que cada letrinha seja estudada e devidamente compreeendida, o que se refere tanto a sua grafia quanto a identificação dos seus usos de acordo com a sonoridade que emite, por exemplo.
Pensando nisso, organizamos abaixo Atividades com a Letra C para te ajudar ao longo desse período, além de contribuir para que as crianças entendem melhor o assunto. Siga conferindo:
Qual objetivo de trabalhar a letra C na educação infantil?
De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ao ensinarmos sobre a letra C no ambiente escolar é necessário ter em vista os objetivos associados ao tema, sendo os principais deles os seguintes:
- Identificar a letra diante de outras;
- Reconhecer o som emitido pela letra;
- Conseguir reproduzir sua escrita.
Tendo em vista os três principais pontos descritos acima, poderá organizar as aulas de forma a atender esses critérios de maneira devida, colaborando para que a turma possa alcançar tais objetivos com base em atividades assertivas.
Dicas para a Alfabetização
Separamos ainda algumas sugestões de como colaborar para a alfabetização das crianças tanto no ambiente escolar quanto em casa, para além das atividades impressas que já cumprem um papel muito importante ao longo desse período.
Nesse sentido, sugerimos principalmente o uso de atividades lúdicas, a exemplo da jogos para identificar o som das palavras, motivando a turma para demonstrar os conhecimentos que foram obtidos, considerando ainda que na infância esse método pedagógico tende a funcionar muito bem.
Outras sugestões incluem músicas infantis que são diretamente voltadas para o ensino do alfabeto, podendo colocar para os alunos ouvirem e também ensinando eles a letra para que possam cantar.
Atividades com a Letra C
1. Uma maneira de incentivar o aprendizado da grafia correta das letras é com espaços tracejados que a formam, fazendo com que aos poucos as crianças desenvolvam a coordenação necessária para a escrita.
2. Após já saberem como escrever a letrinha, é hora de fazer isso em espaços em branco, sem os tracinhos para guiar a escrita.
3. De forma gradativa pode ir ensinando mais detalhes para que sejam alfabetizadas, incluindo a sonoridade do C quando acompanhada de cada uma das vogais, formando uma sílaba.
4. É importante ainda que, quanto a grafia da letra, se organize para que ela seja aprendida tanto na sua versão maiúscula quanto minúscula, assim poderá ser utilizada corretamente de acordo com o contexto.
5. Ainda nessa fase, com o conhecimento das letras, as crianças podem dar os primeiros passos na leitura, sempre com o suporte do professor para auxiliar em caso de dúvidas.
6. A repetição é um fator importante para que o aprendizado realmente funcione. Por isso, pode apostar no uso de uma sequência de atividades para cada letrinha.
7. Também faz toda a diferença conseguir identificar a letra, conseguindo focar na mesma e entendendo aquilo que a questão pede, mesmo que essa parte tenha que ser lida pelo professor.
8. Em meio a um exercício como esse, pode optar por inserir um detalhe lúdico, como o ato de colorir a letra. Dessa forma, conseguirá manter ainda mais o foco por parte dos alunos.
9. Essa é uma boa opção para mostrar que os alunos reconhecem a letra C em meio a outras, evidenciando que entendem como é a sua grafia correta.
10. Uma outra sugestão é associar a letra com elementos já conhecidos pela turma, facilitando a identificação e criando conexões acerca do seu uso.