Caligrafia para Imprimir

Treinar a caligrafia pode acabar parecendo uma atividade muito repetitiva para os alunos, por isso pensar em formas diferentes de fazer isso é algo importante para manter o interesse presente em todas as aulas e facilitar o aprendizado.

Assim, confira abaixo atividades de Caligrafia para Imprimir, prontas para compor o seu plano de aula:

Como treinar Caligrafia?

Além das atividades impressas que são realmente mais comuns, é interessante que possa também pensar em formas diferentes de treinar a caligrafia, tornando o assunto mais divertido para que seja feito com uma maior vontade e atenção.

Mas de forma geral há algumas dicas que ajudam nisso e podem ser passadas para os alunos, pois facilitam a prática e revelam resultados melhores. Dentre elas, podemos citar as seguintes:

• Escolher uma boa caneta esferográfica;
  • Usar folhas pautadas;
  • Treinar em um lugar calmo;
  • Escrever com frequência.
Veja Também: Alfabeto para imprimir

Caligrafia para Imprimir

1. Essa é uma atividade simples de caligrafia, voltada especialmente para o treino das letras minúsculas.

2. Já nesse caso, o foco é dado para as letras maiúsculas. Vale a pena também citar a importância de cada uma delas na escrita dos textos.

3. Já nesse caso as vogais são vistas de formas mais específicas, inclusive com associações ligadas a cada uma delas.

4. Repetir frases lindas também é uma maneira de treinar, pois é justamente isso que fará com que possa atingir melhores resultados.

5. O mesmo acontece com textos corridos, como com essa cantiga infantil que é bem divertida!

6. Que tal uma canção divertida para auxiliar no aprendizado? A ideia aqui é que as crianças possam reescrever cada verso, tomando como base a grafia vista anteriormente.

7.  Deixar que façam uso da criatividade também é muito bom, então pode propor exercícios como esse que são livres, ainda que tenha um tema direcionado para ajudar no foco da realização.

8. Juntando aspectos lúdicos, ao final dessa atividade a turma ainda vai poder se divertir colorindo. Mas é claro que antes disso vão ter que escrever as letrinhas para formar o nome das cores.

9. Falando em diversão, que tal apostar em jogos e desafios para treinar a caligrafia? Nesse caso é preciso descobrir e escrever o nome de cada animal.

10. A junção de consoantes é algo que acabamos não escrevendo tanto quando começamos a fazer caligrafia, mas é uma parte muito importante da escrita.

11. Palavras também se formam com a junção de traços, assim basta seguir as linhas para formar as letras e termos.

12. E como a repetição é o segredo, é possível separar o alfabeto em partes para que os alunos tenham um maior foco, como nesse caso onde há apenas vogais.

13. Assim, é possível também escrever diversas palavras iniciadas com uma mesma letra, o que pode contar com a participação dos alunos para chegar a um maior número.