Atividades de Divisão para 3º Ano

A Divisão é uma das principais operações matemáticas, sendo preciso aprendê-la ainda nos primeiros anos da vida escolar, tendo em vista que é um assunto fundamental para a compreensão de outros que se mostram mais complicados com o passar do tempo.

Sabendo disso e buscando facilitar a sua organização de aulas e atividades, reunimos abaixo modelos prontos de exercícios para aplicar, além de dicas para o assunto. Olha só:

Como pensar em atividades de Divisão para 3º Ano?

No geral, as turmas de 3º ano são compostas por crianças na faixa dos 8 anos de idade, e justamente por essa razão se torna interessante que os assuntos sejam passados de forma mais lúdica, entretendo ao mesmo passo em que ensina.

Com isso, é possível captar a atenção das crianças e logo de imediato causar interesse nas mesmas. Uma dica nesse sentido é demonstrar como a divisão pode estar presente no dia a dia, contribuindo para que se tornem parte do assunto e possam perceber suas aplicações, podendo até mesmo usar no cotidiano.

Veja Também: Atividades de Divisão

Atividades de Divisão para 3º ano:

Tendo em vista o que foi dito anteriormente, reunimos atividades que seguem o sentido exposto, confira:

A ideia é que essa atividade seja feita em sala e passada logo após o ensino do tema, levando os alunos a se sentirem desafiados a responder.

As questões que podem ser visualizadas também ajudam muito na resolução dos problemas, principalmente com itens já conhecidos pelos alunos.

O mesmo acontece nesse caso, onde a quantidade de itens que precisam ser divididos já aparecem ilustradas.

Já essa é uma atividade um pouco mais complicada, sendo preciso trabalhar também a interpretação de textos matemáticos.

Além dos cálculos maiores, a divisão está presente em outras situações, como quando falamos em metade, por exemplo.

O desafio nessa atividade é achar o resultado através do cálculo e depois na tabela, confirmando que ele está correto.

Há ainda exercícios como esses que demandam interpretação. Para ajudar, o quadro em branco conta com o espaço ideal para cálculos.

Para cálculos mais diretos, podemos usar da ludicidade na forma de resolução, como nesse caso onde há uma espécie de jogo para ligar o resultado ao cálculo correto.

Personagens animados e desenhos para serem coloridos são outros elementos que podem ser utilizados! Nesse caso, as divisões formam um caminho lúdico e repleto de conhecimento a ser exercitado.

Ainda pode deixar que os alunos usem a criatividade, escolhendo quais números serão usados para formar um cálculo que gere o resultado definido, havendo muitas opções para isso.

No estilo de jogo, esse tipo de atividade tende a interessar os alunos, sendo possível realizá-lo em duplas.

Já nesse caso, é preciso descobrir tanto o resultado de divisões quanto os fatores usados para chegar ao valor resultante.

O ideal é que as atividades maiores sejam enviadas para casa, onde há mais tempo para serem resolvidas. Mas é claro, não deixe de corrigir posteriormente.

O mesmo ocorre com esse modelo, que pode ser passado no final da unidade como uma revisão para ser feita em casa sobre divisão.

Por fim, atividades mais diretas que não demandam tanta interpretação, mas sim o conhecimento sobre os números.